Quem Somos O que fazemos Cursos e Oficinas Portfólio dos Alunos A Unirr que eu conheço Notícias Links Parceiros Contato
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
  • Comunicar, Capacitar, Assessorar e Apoiar
Mídias Sociais Siga-nos | Twitter Junte-se a nós | Facebook Acesse nosso canal no YouTube!
Tamanho da Fonte

Quem Somos \ equipe \ João Paulo Charleaux

João Paulo Charleaux é jornalista.

Trabalha atualmente como coordenador de comunicação da Conectas Direitos Humanos, ONG brasileira fundada há dez anos, com status de observadora na ONU e status consultivo na União Africana.

Como repórter, colabora regularmente com o jornal Folha de S. Paulo nas áreas de política internacional e cultura. Também publica reportagens especiais e entrevistas no site de notícias internacionais Opera Mundi e mantém uma coluna mensal sobre direito internacional humanitário e temas de política externa no site jurídico Última Instância, ambos hospedados no portal UOL.

Há dez anos, coordena os cursos de informação sobre jornalismo em situações de conflito armado e outras situações de violência realizados em São Paulo pela Cruz Vermelha Internacional, a Oboré Projetos Especiais, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e as principais faculdades de jornalismo de São Paulo, e coordenou as edições deste curso em Santiago (2004) e Buenos Aires (2007).

Foi editor assistente da seção Internacional do jornal O Estado de S. Paulo (2008-2011) e porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai (2001-2008). Foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Centro de Preparação para Missões de Paz (CiopPaz), no Rio de Janeiro, para dar palestras em seu Curso de Preparação para Jornalista em Áreas de Conflito (2007-2008). Participa anualmente dos congressos da Abraji, debatendo temas relativos à proteção dos jornalistas em cobertura de situações de violência.

Nos últimos anos, Charleaux colaborou com revistas brasileiras como Carta Capital e o Le Monde Diplomatique, além de veículos estrangeiros, como a Rádio Popular de Milão, a agência radiofônica Interworld Radio de Londres (Panos London), a Radio Nederland, a Agencia Poonal de Berlim e a Rádio França Internacional.

« Voltar

Compartilhar


Traduzir


 

FW2